Coreia do Norte e Coreia do Sul rompem diálogo após discurso do presidente Moon Jae In

No dia 15 de agosto, Dia da Independência ou Dia da Libertação da Coreia, data na qual se comemora o fim da ocupação japonesa de 1910-1945, o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae In, pronunciou um discurso alegórico que classifica como negativos os testes recentes de auto-defesa conduzidos pela República Popular Democrática da Coreia e conclama o Japão para a retomada dos diálogos.

O discurso, muito mal recepcionado por conta da importância da data, foi comentado pelas autoridades da RPDC, que anunciaram que não pretendem levar adiante diálogos com a Coreia do Sul tendo em vista as ações recentes que vão contra os objetivos prometidos nas cúpulas intercoreanas do ano passado.

A seguir, reproduzimos o comentário na íntegra:

Porta-voz do CRPP comenta “discurso pelo dia da libertação” do governante sul-coreano

O porta-voz do Comitê pela Reunificação Pacífica da Pátria fez pública no dia 16 a seguinte declaração:

“Há uma expressão famosa que diz: muito barulho por nada.

O governante sul-coreano pronunciou o ‘discurso pelo Dia da Libertação’, que foi avaliado como o ‘discurso fútil’ e ‘enumeração de provérbios’ porque não buscou nenhuma medida para fazer frente às sanções econômicas impostas pelo Japão nem um projeto para superar a recente crise econômica.

Na ocasião, ele disse, apartado do motivo de seu discurso, que não foi destruído o ambiente de diálogo apesar das reiteradas ‘ações preocupantes’ da Coreia do Norte e que foi mudada a circunstância ao comparar com a anterior em que a situação da Península Coreana piorava devido a uma ‘provocação da Coreia do Norte’.

Se leva-se em consideração este palavrório, eles se esforçam para manter o clima de diálogo, construir a economia pacífica mediante a cooperação Norte-Sul e estabelecer o sistema da paz na Península Coreana, o que resulta muito descarado porque neste momento também se realiza em solo sul-coreano o treinamento militar conjunto contra a RPDC.

É muito suspeito o pensamento de quem fala de ‘diálogo’ neste momento em que são efetuadas as manobras militares conjuntas para levar à guerra real o roteiro bélico cujo conteúdo principal é a ‘exterminação’ dentro de 90 dias das forças medulares do Exército Popular da Coreia, a eliminação das armas de extermínio massivo e a ‘estabilização da vida da população’, e os exercícios de contra-ataque.

É um homem extraordinariamente descarado.

Então, como escusará a compra dos drones e dos caças dos Estados Unidos?

E como explicaria o ‘plano de tempo intermediário para a defesa nacional’ que tem como meta o desenvolvimento e a garantia da capacidade do projétil teledirigido de precisão, o de impulsos electromagnético, o navio transportador de grande tamanho com míssil múltiplo, etc?

Tudo isso persegue o objetivo de exterminar a RPDC.

Embora seja um pronunciamento ante à população sul-coreana destinada a melhorar seu carisma manchado, não devia dizer disparates mas sim palavras sérias.

É tão sem vergonha na cara que fala que induzirá a Coreia do Norte a optar não por armas nucleares mas por economia e prosperidade.

Devido ao pronunciamento do governante sul-coreano, foi estancada a implementação da histórica Declaração de Panmunjom e foi perdida a força motriz do diálogo intercoreano.

As autoridades sul-coreanas tentam tirar proveito do próximo diálogo RPDC-EUA, esperando sem nenhum cálculo que viria por si só a conjuntura de diálogo depois de terminar as presentes manobras castrenses, porém em vão.

Não manteremos conversações com as autoridades sul-coreanas por mais tempo.”

____________
Com informações de KCNA
Centro de Estudos da Política Songun – Brasil

1-1

 

 

Anúncios

Um comentário em “Coreia do Norte e Coreia do Sul rompem diálogo após discurso do presidente Moon Jae In

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s